terça-feira, 26 de julho de 2011

Educação no Mundo Contemporâneo

Educação no Mundo Contemporâneo

Publicado em 18/07/2011 por Wenner Ali em Uncategorized
A sociedade atual exige um modelo de educação que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades, visando com que os alunos possam fundamentalmente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro.
As grandes mudanças que nossa sociedade sofre a cada dia , têm refletido diretamente nas ações dos nossos alunos.
Temos presenciado grandes tensões diante das mudanças ocorridas, pois o aluno de hoje, será o funcionário de uma empresa amanhã, será o cidadão responsável pelo “mundo”.
 As empresas buscam pessoas criativas, porém  as escolas tem preparado pessoas previsíveis, que não exercitam a arte de pensar, de debater ideias. Daqui a alguns anos a Humanidade vai precisar de pessoas que pensam como espécie que saibam colaborar uns com os outros, que trabalhem em equipe, porém nossos jovens e crianças estão cada vez mais individualistas, na maioria das vezes não se amam, e consequentemente não conseguem amar o próximo.
 Precisamos refletir  sobre o processo educativo, precisamos levar os nossos jovens a saberem vivenciar as transformações da sociedade. O mundo vai precisar de jovens que deixem de ser meros expectadores, e passem a ser atores principais da busca de uma sociedade mais humana.
 A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado, as mudanças ocorrem em frações de segundos. Precisamos nos conscientizar que somente o conhecimento não pode ser o foco de interesse principal das instituições de ensino, é preciso ir além, é preciso dar ferramentas aos jovens de como usar o conhecimento adquirido.
As mudanças ocorridas no mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos, que precisam estar sempre atentos a cada transformação, tanto social, política e econômica .
 A Escola precisa desenvolver um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca, para que este esteja sempre preparado para sua vida profissional e social.
Numa sociedade cada vez mais complexa, a educação é decisiva para formas jovens preparados para o mercado de trabalho, para os desafios acadêmicos, para os desafios da vida e ainda mais preparados para pensar como espécie, sendo capazes de solucionar problemas de um mundo que cresce desenfreado. Com as mudanças tão profundas em todos os campos, a educação precisa ser muito mais criativa, diferente, e envolvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário